Hepatite C, o diagnóstico pode salvar sua vida.

Hepatite C, o diagnóstico pode salvar sua vida.

O Diagnostico precoce de Hepatite C é realizado por análise de sangue e pode salvar sua vida. Esse vírus age de forma progressiva, podendo levar até 30 anos para apresentar sintomas e quando apresenta, a doença pode estar em estágio avançado, dificultando ou impossibilitando o seu tratamento.

Atualmente a hepatite C acomete cerca de 2,5 milhões de pessoas no Brasil, sendo que uma parcela significativa dessas pessoas nem sabem que estão contaminadas.

A infecção crônica pelo vírus C tem desenvolvimento lento e muitas vezes, não apresenta nenhuma manifestação clínica que chame a atenção para sua existência, podendo levar até 30 anos para surgirem os sintomas e quando aparecem, a doença pode estar em estágio avançado.

A falta de diagnóstico na fase inicial da doença, fase de melhor resposta ao tratamento, impede seu tratamento curativo. A Sociedade Brasileira de Hepatologia propõe a inclusão de todo brasileiro com idade acima de 45 anos, independente do seu histórico de exposição, como pertencente ao grupo de risco para hepatite C e recomenda a inclusão do teste anti-HCV nos seus exames de rotina.

Uma vez não tratada, a Hepatite C pode evoluir para cirrose hepática e também aumenta o risco para o aparecimento do câncer de fígado. O tratamento da hepatite C, quando bem sucedido, leva à cura da infecção, detém a progressão da doença hepática e reduz significativamente o desenvolvimento deste tipo de câncer. A sua transmissão ocorre pelo contato do sangue de uma pessoa contaminada (como transfusões, drogas injetáveis) e não existe vacina para Hepatite C.

Inclua no seu check-up de rotina o teste para diagnostico da Hepatite C. Ele é feito por análise de sangue e pode salvar sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *